Quando o Ubuntu não é para você: Quais pontos são determinantes para que você não o escolha

Qualquer empresa irá fazer propaganda das qualidades de seus produtos divulgando seus benefícios, mas nada é completamente perfeito, assim como qualquer coisa, o Ubuntu não será exceção. Pessoas sempre contam as maravilhas que ele oferece, mas há pontos em que não poderá atender todas as suas necessidades, vejamos se você se encaixa nessa (pequena)parte de usuários que se sentirão insatisfeitos.

Se você gosta de jogos, em algum momento poderá se frustrar. O Ubuntu não tem boa compatibilidade com placas de vídeo, criando erros e travamentos incômodos. Empresas passaram grande tempo ignorando essa parcela do mercado open source. Não é por menos que Linus Torvald manda esse recado:

Felizmente com a chegada da Valve está havendo muito incentivo e investimentos no Linux, e isto está sendo ótimo. Juntar o desempenho, velocidade e a estabilidade que o sistema proporciona traz mais tranquilidade ao usuário.

Você trabalha profissionalmente com design? Em algum momento do seu dia a dia de trabalho terá que utilizar programas proprietários gráficos, tais como Photoshop, Illustrator ou Fireworks, programas que não tem suporte nativo ao Ubuntu. Você pode utilizar o Wine para trabalhar com eles, porém sua produtividade e as formas de personalização não serão boas. Existem opções muito boas como o Gimp e Inkscape por exemplo, mas não atendem plenamente devido a algumas falhas, usabilidade por exemplo.

E o Ubuntu, assim como qualquer outro sistema Linux, não foi feito para pessoas ‘preguiçosas’, pessoas que desejam adquirir um produto que funcione plenamente em seu primeiro contato. O que é sensacional de qualquer sistema baseado em Linux é a flexibilidade, liberdade e personalização que podemos atribuir aos nossos gostos, e isso demanda interesse, dedicação e tempo. Infelizmente nem todo mundo tem essas características.

Nesses pontos o Ubuntu não atende suas expectativas, são marcas que sempre foram atreladas a sua fama, a boa nova é que isto está mudando para melhor gradativamente. Nada oferecerá uma solução perfeita para você. A comunidade e o sistema permitem totais condições para que você facilmente adapte da forma que desejar e que atenda muito bem todos os seus desejos e necessidades, basta pesquisar e ter paciência.